sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CHARLES SWINDOLL - INTIMIDADE COM O TODO PODEROSO.

Coisas profundas são intrigantes. Selvas pro¬fundas. Águas profundas. Cavernas profun¬das, desfiladeiros profundos. Pensamentos profun¬dos e conversas profundas.
Não há nada como a profundidade para nos tor¬nar insatisfeitos com as coisas superficiais, rasas.

Uma vez que tenhamos cavado abaixo da superfí¬cie, e experimentado as maravilhas e os mistérios que há na profundidade, percebemos o valor de in¬vestirmos o tempo necessário e enfrentarmos todo obstáculo para alcançarmos essas profundezas.

Isso é particularmente verdadeiro no reino espi¬ritual. Deus nos convida a irmos mais a fundo, e não ficarmos satisfeitos com os aspectos superficiais.
Lemos nas Escrituras que o Espírito de Deus "a todas as cousas perscruta, até mesmo as profunde¬zas de Deus" (1 Co 2:10). A profundidade de sua sabedoria e de seus caminhos é definida como "insondável" e "inescrutável", de acordo com Roma¬nos 11:33:

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

Próximo ao fim de suas tribulações,refere-se aos propósitos profundos, misteriosos e inexplicá¬veis do Senhor como sendo "cousas maravilhosas demais para mim, cousas que eu não conhecia" (Jó 42:3). O profeta Daniel afirmou que Deus "revela o profundo e o escondido" e que "conhece o que está em trevas" (Dn 2:22).

Em outro lugar lemos que o nosso Deus "das trevas manifesta cousas profundas e traz à luz a densa escuridade" (Jó 12:22). O salmista testifica que são "os teus juízos, como um abismo profundo" (Sl 36:6).

Certamente nosso Senhor opera em domínios muito além da nossa capacidade de compreender, mas ele espera que nós exploremos e experimente¬mos aquilo que está além do que é óbvio. Algumas das melhores verdades de Deus, como tesouros inestimáveis, acham-se escondidas em profundida¬des tais, que muitas pessoas nunca dão o tempo necessário para procurá-las e encontrá-las. Que per¬da para nós! Com paciência e graciosamente ele está à espera para revelar as percepções e as dimen¬sões da verdade àqueles que se dispõem ao menos a sondar, a examinar, a meditar.

Tal procura não é simplesmente uma busca inte¬lectual. Os caminhos de Deus não são descobertos através dos métodos de pesquisa normais e humanísticos. Poderás descobrir as coisas profundas de Deus, ou des¬cobrir perfeitamente o Todo-Poderoso? Como as altu¬ras do céu é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o Seol; que poderás tu saber? - Jó 11:7-8 (AR-IBP)

Mesmo sendo tão importantes e intrigantes co¬mo as coisas profundas de Deus devem ser, elas resistem totalmente a qualquer tentativa de ser des¬cobertas pelos meios naturais de nossas mentes. Ele reserva essas coisas para aqueles cujos cora¬ções são totalmente dele... para aqueles que reser¬vam tempo suficiente para buscar sua face. Somente desse modo pode haver intimidade com o Todo-Poderoso.

Porém, só uma preciosa minoria nesta era agita¬da e tumultuada tem procurado essa intimidade. Porém, na maioria dos casos temos nos tornado um grupo de pessoas que se parece mais com o estouro de uma boiada do que com um rebanho de Deus junto a pastos verdejantes e águas tranqüilas. Nos¬sos antepassados souberam — ao que parece — co¬municar-se intimamente com o Todo-Poderoso... mas e nós, sabemos? Temos de aprender de novo a pensar em profundidade, a prestar culto de uma maneira significativa, a meditar sem pressa algu¬ma.

As palavras de Richard Foster cabem inteira¬mente aqui:

A superficialidade é a maldição dos nossos dias. A dou¬trina da satisfação instantânea é um dos principais problemas espirituais. A necessidade desesperadora hoje em dia não é de um número maior de pessoas inte¬ligentes, ou bem dotadas, mas sim de pessoas profun¬das.

Pare e pense a respeito disso antes de prosse¬guir. Faça a si mesmo uma pergunta difícil. Seja honesto em sua resposta: "Eu, estou entre as pesso¬as profundas?"

Talvez você não se sinta tão profundo como gos¬taria de ser. Entretanto, você tem um certo grau de interesse em se tornar profundo; pois se isso não fosse verdade você não teria se interessado em ler este livro.

Provavelmente, você em sua vida já está farto de coisas superficiais... você está cansado de conversa mole e de pensamentos não profundos. Você sabe que tem que haver mais; somente não sabe como chegar lá. Uma coisa é certa: você não quer permanecer onde e como você está.

E eu lhe dou parabéns. Ninguém está apto a ir às profundezas a menos que esteja saturado com o superficial. O que você almeja, pelo que sei, é inti¬midade com o Todo-Poderoso.

Você quer ter uma profunda percepção da presença dele, quer estar em contato com ele no mais profundo grau possí¬vel, quer pensar os pensamentos dele, quer reco¬lher a sabedoria dele, quer viver tão perto do cora¬ção dele quanto seja humanamente possível, quer dirigir a sua vida no centro da vontade dele. Tudo isso eu também desejo; por minha própria vontade, é isso que eu quero.

Extraído do Livro Intimidade com o Todo Poderoso - Editora Mundo Cristão.

Charles Swindoll, tem sido para mim um escritor criativo, sério, profundo e contextual. Seus livros tem enriquecido a minha vida e me dado inspiração para alguns sermões. Ele é pastor da igreja Stonebriar Community Church na cidade de Frisco ( Texas EUA) No campo academico ele é Presidente do Seminário Teológico de Dallas e tem escritos vários livros que foram traduzidos em portugués.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

MACHADO DE ASSIS - BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!


Machado de Assis

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo