sábado, 17 de janeiro de 2009

AS PÉTALAS DA IGREJA PERSEGUIDA: O HOMEM DO CÉU A HISTÓRIA FASCINANTE DO CHINES IRMAO YUN.


Quando nos calamos diante do mal, quando o sepultamos no fundo de nosso ser de modo que nunca assome á superfície, estamos a cultivá-la de tal forma que frutificará milhares de vezes no futuro
Alexandre Solzhenitsyn/
O Arquepélago Gulag


Quando perguntaram para mim se eu já tinha lido o livro do Homem do Céu, logo pensei que era mais um modismo literário no Brasil. Depois de muito tempo estava eu ministrando a Palavra do Senhor numa das nossas igrejas no sul de Santa Catarina e de repente seu esperar ouviu uma das nossas jovens perguntar: Pastor você quer emprestado o livro do Homem do Céu? Meio sem jeito falei para ela que tinha este livro na minha biblioteca virtual mais mesmo assim ela fez questão de me emprestar o livro.

Sem titubear peguei o livro e levei para casa. Como pastor, professor de teologia e pesquisador cristão sei do modismo abestalhado de livros que tem na estante de muitas livrarias sou de fato seletista quanto a literatura evangélica não gasto o meu dinheiro em vão com aquilo que não glorifica a Deus e não está plasmado em sua palavra e na doce história da igreja em seus vários formatos.

Quando cheguei em casa comecei a folear o livro e percebi que era um livro biográfico que narrava a história de um homem que viveu no período crítico da história da China Comunista sempre gostei de ler livros da igreja perseguida, sempre fui desafiado pelos passos constantes e firmes desses amados irmãos que enfrentam a fúria da malignidade mais permanecem fiéis a Deus. Quem não se encanta com os relatos do Irmão Andre da Missão Portas Abertas? Quem não fica encantado com os relatos quase sulrealistico da igreja perseguida espalhadas pelo mundo?

O que falar daqueles irmãos amados que foram perseguidos por Hitler entre eles estava o poeta, teólogo e pastor Dietrich Bonheffer que foi enforcado em virtude do nazismo déspota. O que falar do irmão Ivan morto na antiga União Soviética em virtude de sua fé e da irmã Corrie te Boom presa com requinte de brutalidade no período do amalucado e infernal Hitler. Deus pela sua graça transformou aquela dor em pétalas para a igreja espalhadas no mundo todo e como dádiva para nós Corrie escreveu alguns livros inpirativos como “Cartas nas Prisões e Refúgio Secreto que mais tarde virou filme.

O que falar de Richard Wurmbrand que durante 14 anos ficou preso na Romênia em virtude da sua fé. Ele foi a voz da Igreja Subterrânea mais jamais negou a sua confiança na pessoa bendita de Jesus Cristoperante seus algozes que tentaram sem sucesso desbaratar a sua fé no Cristo Crucificado.

Não foi em vão que John Foxe (1516-1587) pesquisou sobre a vida daqueles amados irmãos que em virtude da sua fé enfrentaram leões, reis, políticas injustas, martírio por que sempre julgaram que o Cordeiro é Digno. Em seu livro “O Livro dos Mártires o inglês Foxe nos ensina que devemos olhar para a história da igreja perseguida e extrair dali lições para a nossa vida.

Alguns anos atrás estive junto com Zig Fried Ziuns ministrando a pastores minha exposição bíblica foi sobre A Nossa Ilha de Malta de Todos os Dias, era uma abordagem da viagem cansativa e difícil de apóstolo Paulo que também foi perseguido e lançado numa prisão romana em virtude de sua fé na qual mais tarde foi morto e enterrado como indigente no vasto império romano.

Zius naquela manha relatou sobre a igreja perseguida em Cuba não teve ninguém que ficou de olhos secos diante do amor e dedicação dele em prol da igreja perseguida cubana, como anjos de Deus para a igreja na ilha de Fidel Zius sempre diz que a fé ali é mais cara.

Um tempo desses junto com alguns missiólogos no Brasil eu fiz o prefácio do livro de um angolano que viveu também num período de perseguição Em seu país
em seu livro ates que eu me Esqueça Castanheira narra com detalhe a brutalidade da guerra que assolou Angola e como a igreja sobreviveu mediante a dor e a crise.

A história da Igreja presissamente a história da igreja perseguida que tem seu inicio em Atos dos Apóstolos quando vimos ali a igreja sendo perseguida sempre me chamou a atenção, por isso logo que folie o livro do irmão Yun que em chinês significa nuvem de testemunha, logo me chamou a atenção, percebi que o Título Homem do Céu nada mais era do que o seu brado para livrar a igreja da brutalidade dos soldados chinês.

Quando minha esposa Cida Lopes que tem um coração apaixonado por missões começou a ler o livro so descansou quando terminou. De fato na simplicidade do irmão Yuon Deus usou a sua vida como um evangelista na difícil China Comunista.

O Escritor Carl Lawrence que morou em Hong Kong e também em outras regiões da Ásia de 1964 até 1979 nos mostra o quanto a igreja Chinesa sobre o tacão do comunismo e das idéias complexa de Mao TSE Tung não só sobreviveu a dura brutalidade mais cresceu em meio ao vale de dor e lágrimas.A igreja doméstica chinesa tem muito a nos ensinar sobre obediência e fidelidade a Deus em meio ao caos da cortina de bambu.

Quando convidei uns dos diretores da Missão Betânia no Brasil para ministrar em nosso acampamento de Verao e também na igreja o pastor Cícero Bezerra ele me convidou para ouvir o irmão Yuon que iria estar no Brasil.
E também nos convidou para nos hospedar no Seminário Teológico Betânia em Curitiba.

Convidei os líderes da nossa igreja para irmos ouvir o irmão Yuon e perceber os caminhos de Deus na igreja chinesa. De fato foi um tempo precioso ouvirmos aquele servo do Senhor cujo objetivo e exaltar a Deus em todos os momentos. De convicções profundas e de uma humildade contagiante Yon testemunhou e chorou pela a igreja na China.

Com simplicidade de um homem sem estudo mais como embaixador de um Deus que o chamou para uma n obre tarefa de ser arauto de sua palavra num período complexo da história da igreja doméstica na China Yun teve a dádiva de decorar todo o Evangelho em sua mente e coração pois Deus preparava ele para uma missão importante ser um prisioneiro nas geladas e duras cadeias chinesa. Ali onde a Bíblia tinha sido queimada e era proibido de falar de Deus este homem do céu como a igreja chinesa chama para ele, foi fiel ao seu Senhor até o fim.

Yon nunca exalta seus sofrimentos que na pespectiva humana é com requinte de crueldade mais sempre exalta a Cristo e a sua Palavra. Ele mostrou para nós como os cristão sobreviveram no período negro de Mao TSE Tung e como ele viu a glória de Deus numa China que levantava a bandeira do ateísmo e do comunismo hermético.

Naquela manha junto com os pastores nos vimos um Yon m olhar de um santo que deseja que Cristo seja exaltado. Seu testemunho nas prisões chinesas nos levaram as lágrimas em ver sua fidelidade em meio a dor e perceber a graça de Deus com aqueles presos que foram alcançados pela divina providencia.

Já cansado e abatido Yun convidou os pastores para orar pela igreja européia para que se volte com fervor para Cristo. Exilado na Alemanha ele percebeu que a teologia liberal, o pragmatismo e o pós modernismo fragmentou as igrejas européias e algumas ate já foram vendidas para templos mulçulmanos. De volta para Jerusalém era o brado de Yun se referindo que devemos levar o evangelho santo de Jesus Cristo para a Europa que foi o berço da evangelização e que hoje esta nas cinzas de um ateísmo disfarçado cujo a figura de Deus e a salvação em Cristo se tornou peça de museu religioso.

De fato fomos aquecidos como disse Johm Wesley com o testemunho de Yun que traz em sua insígnia a Soli Deo Glória ( a Deus somente a Glória). No final abraçamos Yon e mesmo sem comunicarmos em virtude da barreira da língua duas palavras sai dos nossos lábios na qual ele entendi e nos também. São as palvras AMÉM E ALELUIA.

Como aquela irmanzinha que no final do culto perguntou para mim se eu já tinha lido o livro do homem do céu eu também faço a mesma pergunta para você que e sta lendo este artigo. Você já leu o livro do irmão Yon? O Homem do Céu? Se ainda não indico para você esta leitura educativa cheia de fé e aventura de um homem que entregou a sua vida para exaltar a Deus na China Comunista.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo